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Randolpho Marques Lobato foi um jornalista e idealizador urbano brasileiro, amplamente reconhecido por seu papel central na transformação do bairro da Liberdade, em São Paulo, no que hoje é conhecido como o principal reduto da cultura japonesa e asiática no Brasil.
Randolpho Marques Lobato jornalista e idealizador urbano brasileiro, amplamente reconhecido por seu papel central na transformação do bairro da Liberdade, em São Paulo, no que hoje é conhecido como o principal reduto da cultura japonesa e asiática no Brasil.


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O Plano de Orientalização da Liberdade
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O torii vermelho no início da Rua Galvão Bueno;
O torii vermelho no início da Rua Galvão Bueno;
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As tradicionais lanternas suzurantō (postes com luminárias vermelhas);
As tradicionais lanternas suzurantō (postes com luminárias vermelhas);

Edição atual tal como às 18h29min de 8 de maio de 2025

Randolpho Marques Lobato

Randolpho Marques Lobato jornalista e idealizador urbano brasileiro, amplamente reconhecido por seu papel central na transformação do bairro da Liberdade, em São Paulo, no que hoje é conhecido como o principal reduto da cultura japonesa e asiática no Brasil.

Randolpho Marques Lobato

O Plano de Orientalização da Liberdade Em 1969, Lobato propôs um projeto visionário para revitalizar e valorizar economicamente a região central da cidade. Inspirado pelas Chinatowns de cidades como Nova York e San Francisco, ele idealizou o “Plano de Orientalização da Liberdade”, com o objetivo de transformar o bairro em uma atração turística com forte identidade visual e cultural asiática. Valor Econômico +2 Amelica +2 Biblioteca de Trabalhos da USP +2

O projeto foi desenvolvido em parceria com representantes das comunidades japonesa, chinesa e coreana locais, além da Prefeitura de São Paulo. Entre os elementos implementados, destacam-se: Valor Econômico +1 Biblioteca de Trabalhos da USP +1

O torii vermelho no início da Rua Galvão Bueno;

Randolpho Lobato - homenageado no Toorii da Liberdade

As tradicionais lanternas suzurantō (postes com luminárias vermelhas);

O símbolo mitsudomoe estampado nas calçadas;

A criação de jardins japoneses, como o do Largo da Pólvora;

A instalação de letreiros bilíngues e elementos arquitetônicos de inspiração nipônica. Revistas USP +2 Valor Econômico +2 Biblioteca de Trabalhos da USP +2 Biblioteca de Trabalhos da USP Amelica

Essas intervenções urbanas consolidaram a imagem da Liberdade como um “bairro oriental”, atraindo turistas e fortalecendo a presença cultural nipo-brasileira na cidade. A Guardiã da Notícia +5 Valor Econômico +5 Amelica +5

Legado Cultural e Controvérsias Embora o projeto tenha sido bem-sucedido em promover o bairro como um polo turístico e cultural, também gerou debates sobre a autenticidade da representação cultural. Alguns críticos apontam que a “orientalização” proposta por Lobato privilegiou uma estética padronizada, que nem sempre refletia a diversidade e complexidade das culturas asiáticas presentes na região.

Ainda assim, o impacto positivo do plano é inegável. A Liberdade tornou-se um símbolo da convivência multicultural e da valorização das tradições asiáticas no Brasil. Eventos como o Tanabata Matsuri, o Ano Novo Chinês e o Festival das Cerejeiras são exemplos de como o bairro se tornou um espaço de celebração e preservação cultural. Biblioteca de Trabalhos da USP

Reconhecimento e Homenagens Randolpho Marques Lobato é lembrado como o criador do “Bairro Oriental da Liberdade”, título que lhe foi atribuído em diversas homenagens e registros históricos. Sua visão urbanística e cultural contribuiu significativamente para a identidade de São Paulo como uma metrópole multicultural e para o fortalecimento da presença asiática na cidade. De Gruyter Brill

Randolpho Marques Lobato deixou um legado duradouro na paisagem urbana e cultural de São Paulo. Seu trabalho exemplifica como iniciativas de valorização cultural podem transformar espaços urbanos e promover a diversidade. Na Nikkeypedia, celebramos sua contribuição para a construção de pontes entre culturas e para o reconhecimento da herança asiática no Brasil