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=='''O SIGNIFICADO DAS CELEBRAÇÕES DE HOMENAGEM PÓSTUMA (HÔJI)'''==


O SIGNIFICADO DAS CELEBRAÇÕES DE HOMENAGEM PÓSTUMA (HÔJI)


No [[Budismo]], após a morte de um ente querido da família, parente, mestre, professor ou amigo, é costume celebrar as seguintes homenagens póstumas: 7° dia, 49° dia, 100° dia, 1° aniversário, 3° aniversário, 7° aniversário, 13° aniversário, 17° aniversário 25° aniversário, 33° aniversário, 50° aniversário,respectivamente .


No Budismo, após a morte de um ente querido da família, parente, mestre, professor ou amigo, é costume celebrar as seguintes homenagens póstumas: 7° dia, 49° dia, 100° dia, 1° aniversário, 3° aniversário, 7° aniversário, 13° aniversário, 17° aniversário 25° aniversário, 33° aniversário, 50° aniversário,respectivamente .
As Celebrações de ''Homenagem Póstuma'' consistem em reunir parentes e amigos do falecido e convidar um monge para oficiar a leitura solene dos textos sagrados (Sutras), diante da imagem do Buda Amida. Na tradição budista essas reuniões têm por objetivo escutar e refletir sobre o Dharma (O Ensinamento do Buda).


As Celebrações de Homenagem Póstuma consistem em reunir parentes e amigos do falecido e convidar um monge para oficiar a leitura solene dos textos sagrados (Sutras), diante da imagem do Buda Amida. Na tradição budista essas reuniões têm por objetivo escutar e refletir sobre o Dharma (O Ensinamento do Buda).
O termo [[japonês]] '''Hôji''' significa literalmente “Serviço do Dharma”.
 
O termo japonês Hôji significa literalmente “Serviço do Dharma”.
É um encontro solene para ouvir o Ensinamento do Buda. Esta é uma ocasião importante para repensarmos sobre a vida humana, esclarecer a questão fundamental da existência e nos conscientizarmos do nosso verdadeiro eu que está esquecido.
É um encontro solene para ouvir o Ensinamento do Buda. Esta é uma ocasião importante para repensarmos sobre a vida humana, esclarecer a questão fundamental da existência e nos conscientizarmos do nosso verdadeiro eu que está esquecido.


Qual é a atitude correta em relação ao falecido? Algumas pessoas pensam em fazer algo para o morto, e com este sentimento pedem o Hôji, mas essa não é uma maneira correta de pensar. Outros pedem o Hôji para apaziguar o espírito do falecido, mas essa também não é uma maneira correta de pensar.
Qual é a atitude correta em relação ao falecido? Algumas pessoas pensam em fazer algo para o morto, e com este sentimento pedem o '''Hôji''', mas essa não é uma maneira correta de pensar. Outros pedem o Hôji para apaziguar o espírito do falecido, mas essa também não é uma maneira correta de pensar.


De acordo com o budismo, a atitude correta em relação ao falecido é vê-lo, humildemente, como um mestre que nos ensina sobre a finitude e a impermanência das nossas vidas.
De acordo com o budismo, a atitude correta em relação ao falecido é vê-lo, humildemente, como um mestre que nos ensina sobre a finitude e a impermanência das nossas vidas.


O Hôji nos convida para refletirmos sobre o verdadeiro significado danossa existência.
O '''Hôji''' nos convida para refletirmos sobre o verdadeiro significado danossa existência.


Estas são as questões expressas nos Textos Sagrados Budistas. Portanto, o budista respeita e reverencia o falecido como sendo “O Bom Mestre”que nos ensina o significado da vida humana.
Estas são as questões expressas nos Textos Sagrados Budistas. Portanto, o budista respeita e reverencia o falecido como sendo “O Bom Mestre”que nos ensina o significado da vida humana.
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OFERECIMENTO DE INCENSO (OSHÔKO)
==='''OFERECIMENTO DE INCENSO (OSHÔKO)'''===


O oferecimento de incenso expressa a alegria da conversão advinda do autoconhecimento a partir de uma voz que nos chama para um “despertar”da nossa natureza como “cidadãos do país dos Budas”. A forma correta é, diante da imagem do Buda, corrigir a postura e em seguida oferecer duas vezes incenso e em silêncio unir as mãos; reverenciar, inclinar novamente a cabeça e recitar o
O oferecimento de incenso expressa a alegria da conversão advinda do autoconhecimento a partir de uma voz que nos chama para um “despertar”da nossa natureza como “cidadãos do país dos Budas”. A forma correta é, diante da imagem do Buda, corrigir a postura e em seguida oferecer duas vezes incenso e em silêncio unir as mãos; reverenciar, inclinar novamente a cabeça e recitar o
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SAUDAÇÃO COM AS MÃOS POSTAS (GASSHÔ)
==='''SAUDAÇÃO COM AS MÃOS POSTAS (GASSHÔ)'''===


Representa a gratidão de ser guiado pelo Buda. É feita com uma postura correta e natural, unindo as mãos envolvidas pelo rosário(Nenju) e recitando várias vezes o “NAMU AMIDA BUTSU”.
Representa a gratidão de ser guiado pelo Buda. É feita com uma postura correta e natural, unindo as mãos envolvidas pelo rosário(Nenju) e recitando várias vezes o “NAMU AMIDA BUTSU”.
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Como existem muitos mal entendidos em relação à contagem das celebrações, incluímos uma breve explicação. Para contar as celebrações, utilizamos o ideograma “KI”. Por exemplo: “Isshu-ki” que se refere à celebração de um ano de falecimento. Esse ideograma significa “para a mente”, representando a minha perplexidade perante a morte. A primeira celebração é o rito fúnebre chamado em japonês de “Osôshiki”; após um ano celebra-se o Isshu-ki e no segundo ano celebra-se o “Sankai-ki”. Apesar do Sankai-ki ser considerado como o 3 aniversário, na realidade corresponde ao 2 ano completo de falecimento.
Como existem muitos mal entendidos em relação à contagem das celebrações, incluímos uma breve explicação. Para contar as celebrações, utilizamos o ideograma “KI”. Por exemplo: “Isshu-ki” que se refere à celebração de um ano de falecimento. Esse ideograma significa “para a mente”, representando a minha perplexidade perante a morte. A primeira celebração é o rito fúnebre chamado em japonês de “Osôshiki”; após um ano celebra-se o Isshu-ki e no segundo ano celebra-se o “Sankai-ki”. Apesar do Sankai-ki ser considerado como o 3 aniversário, na realidade corresponde ao 2 ano completo de falecimento.
=={{Ligações externas}}==
*[http://homepage.mac.com/ishu/nambeihonganji/hoji.htm Nambei Honganji ]




[[Categoria:Cultura japonesa]]
[[Categoria:Cultura japonesa]]

Edição atual tal como às 15h25min de 21 de julho de 2010

O SIGNIFICADO DAS CELEBRAÇÕES DE HOMENAGEM PÓSTUMA (HÔJI)

No Budismo, após a morte de um ente querido da família, parente, mestre, professor ou amigo, é costume celebrar as seguintes homenagens póstumas: 7° dia, 49° dia, 100° dia, 1° aniversário, 3° aniversário, 7° aniversário, 13° aniversário, 17° aniversário 25° aniversário, 33° aniversário, 50° aniversário,respectivamente .

As Celebrações de Homenagem Póstuma consistem em reunir parentes e amigos do falecido e convidar um monge para oficiar a leitura solene dos textos sagrados (Sutras), diante da imagem do Buda Amida. Na tradição budista essas reuniões têm por objetivo escutar e refletir sobre o Dharma (O Ensinamento do Buda).

O termo japonês Hôji significa literalmente “Serviço do Dharma”. É um encontro solene para ouvir o Ensinamento do Buda. Esta é uma ocasião importante para repensarmos sobre a vida humana, esclarecer a questão fundamental da existência e nos conscientizarmos do nosso verdadeiro eu que está esquecido.

Qual é a atitude correta em relação ao falecido? Algumas pessoas pensam em fazer algo para o morto, e com este sentimento pedem o Hôji, mas essa não é uma maneira correta de pensar. Outros pedem o Hôji para apaziguar o espírito do falecido, mas essa também não é uma maneira correta de pensar.

De acordo com o budismo, a atitude correta em relação ao falecido é vê-lo, humildemente, como um mestre que nos ensina sobre a finitude e a impermanência das nossas vidas.

O Hôji nos convida para refletirmos sobre o verdadeiro significado danossa existência.

Estas são as questões expressas nos Textos Sagrados Budistas. Portanto, o budista respeita e reverencia o falecido como sendo “O Bom Mestre”que nos ensina o significado da vida humana.

Aqui e agora, nós, diante da imagem do Buda, requestionamos como podemos valorizar e respeitar o falecido. Será que a atitude correta não seria nos elevarmos como verdadeiros seres humanos a partir da orientação dada pelo budismo?

Existem subdivisões mais detalhadas, porém aqui, nós as omitiremos.


OFERECIMENTO DE INCENSO (OSHÔKO)

O oferecimento de incenso expressa a alegria da conversão advinda do autoconhecimento a partir de uma voz que nos chama para um “despertar”da nossa natureza como “cidadãos do país dos Budas”. A forma correta é, diante da imagem do Buda, corrigir a postura e em seguida oferecer duas vezes incenso e em silêncio unir as mãos; reverenciar, inclinar novamente a cabeça e recitar o “ NAMU AMIDA BUTSU”.



SAUDAÇÃO COM AS MÃOS POSTAS (GASSHÔ)

Representa a gratidão de ser guiado pelo Buda. É feita com uma postura correta e natural, unindo as mãos envolvidas pelo rosário(Nenju) e recitando várias vezes o “NAMU AMIDA BUTSU”. A seguir, inclina-se ligeiramente o corpo, fazendo uma reverência. Observação:- Não se deve esfregar as contas do rosário, bater palmas, fazer o “ sinal da cruz ”, etc.

Como existem muitos mal entendidos em relação à contagem das celebrações, incluímos uma breve explicação. Para contar as celebrações, utilizamos o ideograma “KI”. Por exemplo: “Isshu-ki” que se refere à celebração de um ano de falecimento. Esse ideograma significa “para a mente”, representando a minha perplexidade perante a morte. A primeira celebração é o rito fúnebre chamado em japonês de “Osôshiki”; após um ano celebra-se o Isshu-ki e no segundo ano celebra-se o “Sankai-ki”. Apesar do Sankai-ki ser considerado como o 3 aniversário, na realidade corresponde ao 2 ano completo de falecimento.


Predefinição:Ligações externas